Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87

6º Encontro Estadual de Evangelizadores de Infância

Fundamentos para a Evangelização: Conhecimento, Amor e Trabalho

janeiro/2017

O Encontro para 171 trabalhadores da Evangelização Espírita de vinte Uniões Regionais Espíritas – UREs iniciou, no dia 19 de novembro de 2016,  nas dependências do Recanto Lins de Vasconcellos, em Balsa Nova/PR, com coordenação de Sandra Borba Pereira, do Rio Grande do Norte, adjunta do DIJ da Federação Espírita Brasileira (FEB) e Thays Cristiane da Luz, de Caxias do Sul/RS, coordenadora da infância do DIJ da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS) e do Setor de Infância da Comissão Regional Sul.

A cerimônia de abertura contou com prece do 2º  vice-presidente da FEP, Luiz Henrique da Silva e mensagem de boas-vindas de Elizabeth Martin Bianco, diretora do DIJ/FEP. Também com discurso reflexivo do presidente da FEP, Adriano Lino Greca, que levou os participantes a pensar sobre a preparação das Casas Espíritas para receber os corações que as buscam.

Adriano alertou sobre a importância da qualificação do evangelizador, considerando que, nos próximos anos, o Movimento Espírita passará por uma grande transformação, em decorrência dos lançamentos de filmes espíritas que deverão assinalar crescimento expressivo no número de frequentadores dos Centros Espíritas.

Nesse sentido, destacou a importância de estar e ser agente de Unificação, não somente no Centro Espírita, do qual se participa mas também na URE e na sociedade.

Ao ser apresentada, Sandra Borba Pereira pediu que de seu currículo constassem apenas cinco Es:  Educadora, Escritora, Expositora, Espírita e o que mais aprecia, Evangelizadora. Considerando a presença da gaúcha Thays, na coordenação, Sandra fez uma brincadeira dizendo sobre o encontro dos dois Estados gerando uma pororoca.

Uma pororoca de muito trabalho e engrandecimento para todos os evangelizadores envolvidos que, ao retornarem às suas cidades, aos seus Centros Espíritas, levem muitas informações e conhecimentos preciosos, tesouro que a ferrugem não destrói e o ladrão não rouba.

As atividades no primeiro dia contaram com dinâmicas em grupo, seminários e exibição do filme Divertidamente. Nos intervalos, os participantes foram conduzidos a momentos musicais com Cristina Prevedel, de Campo Mourão e  Maria Cristina Campelo, de Curitiba.

Na manhã seguinte, o dia iniciou com caminhada ao longo do Recanto, seguida de plenária, com a coordenação de Sandra e Thays. Dentre os temas enfocados, a importância do trabalho coletivo, da liderança na Evangelização Espírita e o documento Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância: Subsídios e Diretrizes, do DIJ/FEB.

Para Elizabeth Bianco, a participação dos evangelizadores foi intensa. Outro ponto de destaque foi o grande interesse pelos livros disponíveis no estande da Livraria, que contou com grande movimentação do início ao fim do evento.

É uma oportunidade de recarregar as energias para o trabalho em nossa casa espírita, avaliou Teófilo Moura de Andrade, evangelizador de Paranavaí (8ª URE).

 

 Cidades participantes

Almirante Tamandaré
Apucarana
Campo Largo
Campo Mourão
Cascavel
Castro
Cianorte
Colorado
Curitiba
Faxinal
Foz do Iguaçu
Ibiporã
Irati
Jaguariaíva
Jandaia do Sul
Lapa
Laranjeiras do Sul
Loanda
Londrina
Marechal Cândido Rondon
Maringá
Matinhos
Medianeira
Nova Esperança
Nova Londrina
Palmeira
Paranacity
Paranaguá
Paranavaí
Ponta Grossa
Reserva
Rio Negro
Santa Fé
Santa Helena
Santo Antonio da Platina
São João do Triunfo
São José dos Pinhais
São Mateus do Sul
Telêmaco Borba
Terra Rica
Toledo
Umuarama
União da Vitória
Assine a versão impressa
Leia também