Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

6ª URE

Desencarnação de Jânio Dalla Costa

agosto/2014 - Por Ilda Rocha Carlesse, Maria Aparecida Mendonça e Tânia Assunção

Pelas mãos de seu pai, Jânio foi conduzido à Doutrina Espírita. Seu primeiro contato foi em Grupo Espírita, em Capinzal – SC. Aos treze anos assumiu a coordenação do Grupo de Jovens da Sociedade Espírita Lar de Jesus, em Joaçaba-SC. Depois disso, exerceu várias funções de direção em diversas casas de Santa Catarina e do Paraná.

Em setembro de 1989, fixou residência em Apucarana/PR, vinculando-se, de imediato, às  atividades do Grupo Espírita Mensageiros da Paz – GEMPAZ. Tratava-se de um grupo pequeno, porém valoroso, e a dinamização das atividades conferiu-lhe crescimento.  Foi seu Presidente nas gestões de 1990 a 1994, 2000 a 2002, ocupando ainda cargos como secretário, membro do Departamento Doutrinário e do Conselho Deliberativo.

Jânio assumiu, para o período 1993/1994, a presidência da União Regional Espírita – URE, 5ª Região, à época sediada em Londrina, à qual Apucarana estava inserida. Em novembro de 1995, instalada a 6ª URE em Apucarana,  a ele coube a presidência, nas gestões 1995/1996 e nas seguintes, até o ano de 2002.

À frente da URE,  empreendeu seu dinamismo, organizando eventos, na região, estendendo, ainda, com sua capacidade de divulgador da Doutrina Espírita, sua ação por algumas cidades de Santa Catarina, atendendo a convites dos confrades que lhe conheciam a capacidade de atuação.

Associado ao GEMPAZ, ombreou com Geraldo César de Souza, então presidente do Albergue Noturno Casa do Caminho, a manutenção da entidade até o ano  2000, quando reconheceram ambos que a atividade era demasiado onerosa, em virtude do pequeno número de pessoas atendidas e, não conseguindo atingir a promoção humana que a Doutrina Espírita orienta, transformaram a entidade em uma escola de qualificação e requalificação profissional com a denominação de EDHUCCA- Escola de Desenvolvimento Humano Casa do Caminho, que foi totalmente reconstruída e estruturada com salas para qualificação profissional, na área de manicure/pedicure; atendimento a clientes, recursos humanos e culinária.

Na Edhucca, Jânio foi um trabalhador incansável, ministrando cursos, atendendo crianças no projeto de Socialização Infantil, ou na cozinha, preparando refeições para os assistidos. Ocupou a vice-presidência na gestão 2001/2003 e a Presidência, nas gestões compreendidas entre junho de 2001 a maio de 2010, quando transferiu residência para Curitiba, vinculando-se ao Centro Espírita Leocádio José Correia.

Na Federação Espírita do Paraná, foi eleito membro do Conselho Federativo Estadual em 29 de novembro de 2008,  assumindo o cargo em fevereiro de 2009, renunciando ao mandato em 2012.

Profissionalmente, era veterinário e foi Chefe Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e  Abastecimento, na cidade de Apucarana. Em Curitiba, trabalhou na CODAPAR – Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná.

Jânio era natural de Concórdia/SC, nascido a 8 de abril de 1953, filho de Geime Dalla Costa e Yonne Lourdes Brollo Dalla Costa. Seu retorno à pátria espiritual se deu em Apucarana, no dia 27 de junho de 2014.

Foto: Acervo FEP

Assine a versão impressa
Leia também