Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88

4º Movimento Você e a Paz em Santa Catarina

junho/2014 - Por Paulo Salerno

Foi no dia 27 de abril, bela tarde de domingo. Desde cedo, as pessoas  começaram a se instalar em frente ao palco montado nas areias da praia, ao lado da Avenida Atlântica – Barra Norte, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.  Pouco antes das 18h, o 4º Movimento teve início, com apresentações musicais e declamações pelos integrantes da Confraria Artistas e Poetas pela Paz – CAPAZ.

Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Município, Divaldo Pereira Franco foi homenageado pelo poder público municipal, sendo-lhe ofertado, pelas mãos do Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, um diploma, agradecendo a iniciativa de implantar o Movimento Você e a Paz, na cidade.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – local Leandro Molim Hannibal; o Presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Anderson Beluzzo; o Presidente da Federação Espírita Catarinense, Olenir Teixeira; a Conselheira da Universidade Internacional da Paz, Cássia Morgana Busanello; a Diretora Nacional da Seicho-no-ie, Ivonete Gomes Holanda; e a Presidente Estadual da CAPAZ, Reti Jane Popelier, expuseram ideias e ações para se construir a paz. Foram unânimes em afirmar que a paz deve ser trabalhada e cultivada na intimidade de cada ser, de cada lar, de cada ambiente onde se situe a criatura humana.

Divaldo  apresentou os itens elegidos pela UNESCO para a promoção da paz: 1º – preservar a paz; 2º – rejeitar a violência; 3º – ser tolerante, sem ser conivente; 4º – aprender a ouvir para compreender; 5º – preservar a natureza e 6º – preservar e restabelecer a solidariedade.

Destacou como medida para uma vida pacífica, o exercício do perdão, essencial para que a paz viceje.

Todos cantando a música Paz pela Paz, de Nando Cordel, foi encerrado o evento, com as pessoas se cumprimentando, dando-se as mãos, se abraçando, aplaudindo.

Foto: Jorge Moehlecke

Assine a versão impressa
Leia também