Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

4ª URE

Aldrovando Ribeiro – Um agradecimento especial

novembro/2014

Ao ensejo das comemorações do centenário de Herculano Pires, a 20 de setembro, que envolveu um Simpósio e apresentação de filme de Edson Audi, a Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires agradeceu a todos os que colaboraram com a criação do seu acervo, doando gravações dos programas, em especial a Aldrovando Góes Ribeiro, Maria de Lourdes Anhaia Ferraz e Miguel Grisólia.

Aldrovando Góes Ribeiro é natural de Santo Antônio da Platina, onde nasceu a 7 de Janeiro de 1939. Militante espírita, pertenceu à Juventude Espírita. Com muitos envolvimentos na Causa Espírita, produziu diversos filmes educativos espíritas, que apresentava e distribuía nas Casas Espíritas da Região.
Durante anos, veiculou na emissora local (Santo Antonio da Platina) o Programa Espírita No Limiar do Amanhã, de Herculano Pires. O próprio Herculano lhe enviava o programa de Avaré, SP, onde residia. Era um rolo de fita, com uma hora de gravação que deveria ser veiculado na emissora e devolvido para que abrigasse novo programa.

Ocorre que o Sr. Aldrovando passou a gravar tudo em fitas cassete, que foi guardando, ao longo do tempo, de modo que, mesmo após a morte de Herculano, continuou a rodar o programa, por algum tempo.

Além desse precioso material, Aldrovando ainda doou para a Fundação alguns rolos de gravações originai, pois, mais de uma vez, enviava de retorno a Herculano rolos novos, ficando com as gravações, por considerá-las demasiado preciosas.

Elizabeth Granemann

Assine a versão impressa
Leia também