Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2019 Número 1621 Ano 87

3º Movimento você e a paz

setembro/2015

Na manhã de domingo, 2 de agosto, quando os raios de sol começavam a inundar a Praça Pádua Salles, em Amparo/SP, já podia ser vista uma grande quantidade de pessoas que se aglomerava, por entre as instalações preparadas para o 3o. Movimento.

Você e a Paz é uma atividade sem caráter religioso ou político, idealizada e criada por Divaldo Pereira Franco, iniciada em 1998, em Salvador/BA, e hoje se encontra em mais de duzentas cidades brasileiras e quinze países, de diferentes continentes.

Às 9h, o evento foi oficialmente aberto, com a presença de Divaldo no palco, que transmitiu pequena mensagem sobre o objetivo do Movimento.

Quatro mil pessoas, vestindo a camiseta Você e a Paz, carregando balões brancos e azuis com o símbolo do Movimento, tomaram as ruas da cidade, na Caminhada Pela Paz.

No restante da manhã e ao longo da tarde, ali mesmo na Praça Pádua Salles, a população pôde usufruir de vários serviços de utilidade pública, participar de brincadeiras, assistir a apresentações diversas e ouvir boa música, tudo absolutamente em caráter gratuito.

Às 17h, o palco principal estava totalmente preparado para o grande encerramento do 3o. Movimento Você e a Paz. Pontualmente, às 18h, foi dado início à cerimônia.

O jovem Matheus Moretti apresentou ao piano, com perfeição, a encantadora Valsa de Nossa Senhora do Amparo, hino da cidade.

O público, emocionado com a performance artística, foi convidado a entrar ainda mais no espírito do Movimento: balões brancos com o símbolo Você e a Paz foram distribuídos aos presentes e, ao comando da mestre de cerimônias, foram soltos,  repletando o céu com pequeninas estrelas da paz, e o grito em uníssono Paz! selou o compromisso de todos com o trabalho de pacificação dos corações.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o prefeito falou da importância do evento para a cidade, recordando que o dia 2 de agosto, desde 2014, consta do calendário oficial do município como o Dia da paz.

Ana Maria Veroneze Beira, pela Química Amparo Ltda., principal empresa patrocinadora e promotora do evento, disse da sua grande alegria por mais uma edição desse Movimento, prestando sua homenagem e agradecimentos a todos os que, direta ou indiretamente, contribuíram para sua realização.

Padre José Carlos Panassolo, o Pastor José Lima e Divaldo Pereira Franco transmitiram suas mensagens de paz. Divaldo, discorrendo sobre como idealizou e criou o Movimento Você e a Paz, há dezessete anos, afirmou que é inútil apenas reclamar-se da violência; é necessário fazer algo. Nesse sentido, recordou a mensagem de Jesus exarada no Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, como convite ao autoamor, ao autoperdão, e, também, ao amor e ao perdão a serem ofertados aos outros.

A cerimônia seguiu com a entrega dos troféus Você e a Paz, que visa homenagear empresas, instituições e cidadãos que, de alguma forma, destacam-se em suas atividades, colaborando para um mundo melhor, mais pacífico. Visa, outrossim, pôr em evidência o bem, inspirando outros a realizarem algo também em favor da paz.

O desfecho deu-se em grande estilo. Giovana Beira e Matheus Moretti apresentaram belíssimos duetos e, na sequência, houve o concerto da extraordinária Orquestra Filarmônica Bachiana-SESI, sob a regência do maestro João Carlos Martins, com participação da soprano Rosana Lamosa e do tenor Lucas Cozzani.

Ao término do concerto, uma grande chuva de pétalas de rosas caiu sobre o público, ao som da canção Paz pela Paz.

O 3o. Movimento Você e a Paz de Amparo reuniu, ao longo de todo o dia, cerca de doze mil pessoas, contou com a ajuda de quatrocentos voluntários e de diversas organizações civis, religiosas, e governamentais; milhares de vozes, mentes e corações a vibrarem paz, a viverem pacificamente, sem nenhum registro de tumulto ou perturbação, enviando ao mundo a mensagem de que cada um de nós e a paz podemos fazer um casamento feliz, num mundo repleto de bem, para a eternidade.

Júlio Zacarchenco

Foto: Jorge Moehlecke

 

Exército brasileiro condecora Divaldo Franco

Foi no dia 1º de agosto de 2015, com a Medalha da Ordem do Mérito Instituto dos Docentes do Magistério Militar, no Grau Cavaleiro, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados como Educador.

A entrega da Comenda foi no Forte do Brum, no Recife, onde funciona um Museu do Exército. Estavam presentes várias autoridades militares e convidados civis. A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Gomes de Mattos.

O diploma e as medalhas foram entregues a Divaldo pelo Cel. Pereira, Presidente do Instituto, que discorreu sobre o papel de destaque do agraciado, especialmente, na área da educação.

Lembrou, emocionado, que há exatos quarenta anos, atendendo a um convite de uma amiga comum, dele e de Divaldo, teve ocasião de assistir a uma palestra realizada pelo médium baiano, que o impressionou definitivamente. Após esse decurso de tempo, estava ele agora, não por coincidência, mas por Deuscidência, muito honrado, sensibilizado e feliz por entregar a Divaldo a importante Comenda do Exército Brasileiro.

Divaldo a recebeu com grande satisfação e prometeu honrar o reconhecimento nele depositado pelo Exército, mas atribuiu o mérito da conquista a Allan Kardec e não a si, um humilde divulgador da Doutrina Espírita.

Realizou brilhante palestra e encerrou recitando o Poema da gratidão, sendo aplaudido de pé por todos os presentes.

O evento foi concluído com a execução de duas músicas que Divaldo muito aprecia: Edelweiss e Jerusalém de Ouro.

Aguinaldo Melo.

Foto: Coronel Caramuru

 

Assine a versão impressa
Leia também