Jornal Mundo Espírita

Março de 2020 Número 1628 Ano 87

22º Movimento Você e a Paz

fevereiro/2020 - Por  Paulo Salerno

A Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, em Salvador, devidamente preparada, graças ao hercúleo trabalho da Equipe de Eventos da Mansão do Caminho, liderada por Telma Sarraf, vice-presidente do Centro Espírita Caminho da Redenção, recebeu expressivo público, dia 11 de dezembro de 2019, para assistir o evento inicial de uma série que ocorrerá nesta capital.

O Movimento Você e a Paz, idealizado e colocado em prática pelo humanista e pacifista Divaldo Pereira Franco, em 1998, já alcançou onze Estados Brasileiros e dez Países.

Juan Danilo Rodríguez Mantilla, Ruth Brasil Mesquita, Marcel Mariano antecederam a fala de Divaldo Pereira Franco, que apresentou, de forma sucinta, a história de alguns pacifistas, que superaram a si mesmos, pacificando-se e disseminando a cultura da paz, desde as relações domésticas, sociais e culturais.

A Praça dos Namorados, na orla de Salvador, foi o palco seguinte, no dia 13. A Banda de Música Maestro Vanderlei, da Polícia Militar do Estado da Bahia, conferiu um ar solene, especialmente na execução do Hino Nacional.

Manuel Sonyer, da Espanha, representando as caravanas presentes, destacou a importância de se viver em paz, seguido por Marcel Mariano, Juan Danilo Rodríguez e, concluindo, Divaldo, que enfatizou: A paz é comovedora. Seja um pouco de paz no coração do próximo, ame-o. Não aceite provocações. Lembre-se, você está em treinamento para desenvolver a paciência. Seja o exemplo do bem-proceder, tenha coragem de sonhar e agradecer a Deus todas as intercorrências da vida, boas ou más.

O entardecer do dia 15 foi no Dique do Tororó. As crianças e adolescentes da Escola de Artes da Mansão do Caminho cantaram, tocaram e encantaram o público, com sua excelente performance, junto a Juan Danilo, que alegrou corações com sua voz.

Ruth Brasil Mesquita, Iraci Noronha e Marcel Mariano deixaram as suas mensagens de paz. Divaldo ultimou as considerações falando da excelência do perdão.

O município soteropolitano tem em seu calendário de manifestações cívicas e culturais, o Dia do Movimento Você e a Paz, comemorado, anualmente, em 19 de dezembro, conforme Lei Municipal 5.819, de 29 de novembro de 2000. O Farol da Barra foi o palco para a comemoração dessa efeméride.

Com as autoridades estaduais, municipais, eclesiásticas e convidados no palco, a Banda de Música do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil executou o Hino Nacional, por todos cantado, iniciando a solenidade.

Os pronunciamentos realizados pelas autoridades presentes antecederam a fala de Divaldo. Para o encerramento, dando-se as mãos, todos cantaram com Nando Cordel a canção Paz pela Paz, de sua autoria.

Os abraços entre os presentes foram múltiplos, com desejos de paz, felicidade, harmonia e solidariedade através da transfusão de vibrações pacificadoras, concluindo, com brilho, a 22ª edição desse importante Movimento.

Fotos: Jorge Moehlecke

Assine a versão impressa
Leia também