Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

20ª URE – Metropolitana Oeste

janeiro/2016

Centro Espírita Luz da Caridade – 77 anos

As comemorações, em vários dias, contaram com palestras de Maria Helena Marcon, nos dias 13 e 15 de novembro e apresentação de grupo musical e Coral Paz e Luz.

Ao ensejo, realizou-se, ainda, a eleição da Diretoria e Conselho, que administrarão a instituição no próximo biênio.

Nelson Silva.
Foto: Acervo CELC

Curso de qualificação do trabalhador espírita – APSE

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2015, os multiplicadores da área da Assistência e Promoção Social Espírita finalizou seu treinamento, no Recanto Lins de Vasconcellos, com vinte e um multiplicadores aptos à formação de novos trabalhadores em suas regiões.

A importância desses momentos ficou evidente, tendo em vista a participação ativa do grupo, que contribuiu com experiências e ideias enriquecedoras. A avaliação final foi positiva e demonstrou que os multiplicadores se encontram motivados para iniciar a sua atuação junto aos trabalhadores das suas UREs – Fase 4 do Projeto.

Shou Wen Allegretti.
Foto: Indianara Smaha

 

Estudo da Doutrina Espírita

Na conclusão do 2º Encontro de Multiplicadores, no Recanto, em 8 de novembro, um dos integrantes assim se manifestou:

Reconheci que os Grupos de Estudo nas Casas Espíritas são fundamentais para a formação dos trabalhadores. Eu não tinha esta visão, particularmente, antes de iniciar no Curso de Multiplicadores. Sempre gostei muito de estudar, ler e aprender por conta, e sempre achei isso normal, mas um normal que serve para mim, pois vejo que a maioria das pessoas não se afeiçoa à leitura. Aí percebi outra grande contribuição dos Grupos de Estudo: o de desenvolver nas pessoas esse gosto pelo aprendizado.

Hoje, existem universidades ofertando cursos dos mais variados e nas mais diversas áreas, com diplomas, pós-graduações e perspectivas materiais, mas é ali, às vezes, numa singela reunião de poucas pessoas, ao redor de uma mesa da Casa Espírita, onde a leitura e a meditação em torno de um bom livro nos oferecem ensinamentos dignos de uma verdadeira universidade do Espírito.

Gostei muito de conhecer melhor a didática de Kardec presente em todo o trabalho que ele realizou. Antes eu o admirava somente por sua perseverança e seu bom senso exemplares mas, agora, o admiro ainda mais como pessoa, tanto figurando como trabalhador incansável quanto como exemplo de correto proceder.

Fiquei admirado com a preocupação dele em fundamentar toda a Doutrina Espírita sobre bases firmes, respondendo aos questionamentos e combatendo todas as críticas, usando observações lógicas. Tenho pouco tempo de Espiritismo, somente três anos, desde que primeiro adentrei na Casa, hoje sede da 21ª URE,  mas já tive a oportunidade de ler mais de uma vez as obras básicas. Entretanto, nunca sob o enfoque que me foi passado no Curso de Multiplicadores – Fase 2, aprofundado agora na Fase 3.

Realmente, observo hoje a necessidade de se estudar com muita atenção as obras da Codificação e sinto que as advertências dadas a Kardec pelo Espírito Verdade se estendem também a nós, trabalhadores do Movimento Espírita.

Marco Aurélio Figura.

 

Assine a versão impressa
Leia também