Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

20 exercícios

Atividades do DIJ nas UREs

dezembro/2009

Executar alegremente as próprias obrigações.

Silenciar diante da ofensa.

Esquecer o favor prestado.

Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.

Emudecer a nossa agressividade.

Não condenar as opiniões que divergem da nossa.

Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.

Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.

Treinar a paciência constante.

Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.

Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.

Desculpar sem desculpar-se.

Não dizer mal de ninguém.

Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.

Alegrar-se com a alegria dos outros.

Não aborrecer quem trabalha.

Ajudar espontaneamente.

Respeitar o serviço alheio.

Reduzir os problemas particulares.

Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

O aprendiz da experiência terrena que quiser e puder aplicar-se, pelo menos, a alguns dos vinte exercícios aqui propostos, certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da Caridade.
Scheilla
(Ideal Espírita, Chico Xavier/Waldo Vieira, cap.
85, ed. Comunhão Espírita Cristã)

2ª URE

Sob a coordenação de Julio C. T. Machado (equipe DIJ/FEP) e Claudio R. M. Maurício, colaborador do Encontro Espírita de Verão, aconteceu no dia 25/10 o Encontro de Jovens, no período das 09h às 17h. O local escolhido foi a belíssima Fundação Pestalozzi, localizada em Guaragi, e contou com presença de 33 jovens das cidades de Ponta Grossa, Reserva, Castro. Todos puderam ter um dia inspirador, em contato com a natureza a fim refletirem sobre os ensinamentos repassados.

 Momento cultural: em parceria com o Setor de Artes da FEP e o grupo Integrarte; o DIJ promoveu, no dia 01/11, a apresentação da peça o Mistério da Mansão Winston, no Cine Teatro Ópera, localizado no centro de Ponta Grossa. A peça foi vista por 300 pessoas, que puderam ter momentos de diversão aliados ao conhecimento espírita.

Módulo 4 (Aprender a fazer): No dia 08/11, das 9h às 17h, realizou-se o último módulo do Seminário para Formação de Evangelizadores. O encontro aconteceu no Centro de Estudos e Assistência Espiritual André Luiz, em Ponta Grossa. Sob a coordenação de Tatiane Gomes de Araújo, Liliane Philipovski, Sonia Hamati, Patrícia Giardini, Manuela Vaz e Elizabete Araújo. Os 36 evangelizadores presentes – representando as cidades de Ponta Grossa, Castro, Jaguariaíva, União da Vitória, Palmeira – puderam com muita alegria, por a mão na massa e praticar as várias técnicas repassadas.

 

4ª, 5ª, 6ª UREs

Nos dias 31/10, 01 e 02/11 aconteceu em Londrina o seminário de capacitação da equipe do estudo da CONMEL CONMEL 2010 (Confraternização das Mocidades Espíritas de Londrina). A coordenação ficou a cargo de Marcio da Cruz e Marcelo Garcia Kolling. Estiveram presentes da equipe DIJ/FEP: Tatyanna B. Moraes, Nelson H. Silva e Elisangela D. Toledo, os diretores de DIJ das UREs organizadoras do evento: Moacyr A. de Oliveira (4ª), Rosimary S. Kikuchi (5ª), Judite C. D. de Toledo (6ª); além de trabalhadores da região, que atuarão no encontro.

 

7ª, 8ª, 9ª, 11ª UREs

Foi realizado, no dia 08/11, em Cianorte, o Encontro de Jovens, prévia do VI ENJUVESP, que, em 2010, terá como tema: Mediunidade. O encontro abordou o tema Influências Espirituais, sob a coordenação de Zenaide Simões e DIJ/Inter-Regional Noroeste, e contou com a participação de cerca de 80 jovens e 20 trabalhadores.

 

10ª URE

No dia 27/09 realizou-se na SEPAL (Sociedade Espírita Paz, Amor e Luz), em Cascavel, o ENPAIS – Encontro de Pais, organizado pelo DIJ dessa Casa Espírita, e com apoio da URE. Nesse encontro estiveram presentes aproximadamente 120 pessoas, entre elas pais, avós, evangelizadores e interessados no assunto. O tema do encontro foi: A educação infantil – a formação da criança e do adolescente. O expositor, Wagner Baseggio, abordou assuntos como: os princípios fundamentais do desenvolvimento da criança, a visão do Espiritismo sobre a criança e o jovem e, também, em relação à educação, orientação aos pais sobre como lidar com alguns comportamentos das crianças, como, por exemplo, a birra.

 

11ª URE

Aconteceu, no dia 07/11, na Sociedade Espírita Meimei, em Campo Mourão, o treinamento Evangelização no SAPSE, coordenado pelas trabalhadoras do DIJ/FEP Beth Bianco e Beth Choinski. O evento teve a participação de 30 evangelizadores da Sociedade Espírita Memei e Caminheiros do Bem, de Campo Mourão, e do Centro Espírita Allan Kardec de Peabiru.

O evento além de servir como reciclagem, foi agente motivador, levando aos presentes a vontade de aprimorar-se sempre mais; prosseguindo na importante tarefa de depositar nos corações infantis e juvenis a boa semente, capaz de fomentar nesse solo fértil, o nascimento dos valores inerentes ao Homem de bem, revelados pelo nosso Modelo e Guia em seu périplo pela Terra.

 

14ª URE

Aconteceu, no dia 08/11, em Pato Branco, na Sociedade Espírita Fraternidade o Encontro Regional, com a abordagem do tema Evangelização desafio de urgência. Participaram 32 trabalhadores das cidades de: Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco e São Lourenço-SC.  

 

URE-OESTE

Foi realizado, no dia 07/11, na União Espírita Caminheiros do Bem, o Seminário Evangelizar, sob coordenação do DIJ da URE Oeste. O intuito foi o de reunir e congregar os frequentadores interessados na criação das atividades de evangelização infantil, já que a juventude está estruturada.

Os temas abordados foram: a importância da educação moral, pedagogia, Currículo para Evangelização Infanto-Juvenil da FEP, recursos que podem ser utilizados para o planejamento e execução das aulas. Ao final, todos saíram com os ânimos renovados, esperançosos de que a semente da evangelização infantil semeada possa brotar e florescer sob a luz do Cristo.

Assine a versão impressa
Leia também