Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

1º Movimento Você e a Paz

maio/2015 - Por Paulo Salerno

Após uma exitosa atividade em Miami, nos Estados Unidos da América, nos dias 6, 7 e 8 de março, quando no dia 6 falou para espíritas representantes de dez Estados americanos e, nos dias subsequentes participou, juntamente com Haroldo Dutra Dias, Alberto Almeida, Suzana Simões, Daniel Assisi e Raul Teixeira, da 5ª Conferência da Federação Espírita da Flórida, Divaldo Franco viajou diretamente para Londrina/PR.

Chegou na madrugada do dia 10, para participar da 1ª edição do Movimento Você e a Paz, nessa cidade, na Praça Tomi Nakagawa, organizado pela 16ª União Regional Espírita da Federação Espírita do Paraná.

Sempre bem humorado, atencioso e solícito, atendeu órgãos de imprensa de Londrina e região às 16h. Às 19h, encontrava-se a postos para os autógrafos. Enquanto aguardava o início das atividades, o público foi brindado com apresentações musicais, oferecidas pelo monge budista Genyu Katata, pelo Coral Espírita Nosso Lar e Nando Cordel.

No palco, estavam representantes da Seicho-No-Ie, Sebastião Calmizini; do Templo Budista Hompoji – Budismo Primordial HBS, Monge Hakuze Ferreira; do Templo Budista Honpa Hongandi, de Londrina, Monge Genyu Katata; do  Movimento Ecumênico de Londrina, Reverendo Ricardo José de Souza; dos Muçulmanos, o Supervisor dos Assuntos Islâmicos no Brasil, Sheik Ahmad Saleh Mahari; da Federação Espírita do Paraná, Luiz Henrique da Silva, Presidente, e Danilo Arruda da Luz, 2º Vice-Presidente, acompanhados dos membros do Conselho Federativo Estadual – CFE, Luiz Cláudio Assis Pereira, de Londrina e Lannes Boljevac Csucsuly, de Maringá; das Religiões de Matriz Africana em Londrina, Dejair Dionísio; dos Católicos, Padre Irio; da Fé Baha’i, Vera Benassi; e o convidado especial, médium e humanista, Divaldo Pereira Franco.

Após a execução do Hino Nacional, Rogério Dias, Secretário de Gestão Pública, representando o Prefeito Municipal, solidarizou-se com a iniciativa, destacando a importância da cultura da paz.

Fábio Testa, Presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, discorreu sobre a paz no lar, parabenizando a realização do evento. Os representantes dos diversos segmentos presentes destacaram a importância da construção da paz na intimidade dos indivíduos, no seio da sociedade, aprimorando a paz no lar.

Homenageando importantes segmentos que atuam em prol da Humanidade, foram agraciados com o Troféu Você e a Paz, a Associação Nós Poder Rosa; Sociedade Espírita de Promoção Social; Centro Social Coração de Maria; a RPC – Rede Paranaense de Comunicação; ONG Viver; Lar Infantil Marília Barbosa; ONG Londrina Pazeando; o Núcleo Espírita Irmã Scheilla; a Casa da Sopa Fraterna Benedita Fernandes; Casa do Bom Menino; Lar Anália Franco;  o Instituto Atsushi e Kimiko Yoshi.

O criador do Movimento, Divaldo Pereira Franco, em sua fala, apresentou os números que retratam a belicosidade humana, frisou que apesar de o homem ter alcançado elevado nível de conhecimento científico, ainda não logrou a conquista íntima, causando todo tipo de violência urbana, retratada pelas incidências diárias, agravando a atual situação em que estagia, perdido de si mesmo e de Deus.

Apresentando as seis propostas elencadas pela UNESCO no ano 2000: Respeitar a vida; Não reagir à violência; Ser tolerante; Dialogar, ouvir para compreender;  Respeitar o Planeta; e Redescobrir a solidariedade, o orador convidou a que cada um se esmere em se tornar melhor. Melhor pai, melhor mãe, melhor filho, melhor cidadão. Torne-se aquele que cultiva a paz, leve-a dentro do coração, tenha a paz da consciência tranquila, destacou.

Fotos: Jorge Moehlecke

Assine a versão impressa
Leia também