Jornal Mundo Espírita

Junho de 2019 Número 1619 Ano 87

1º Encontro Estadual do Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE

junho/2019 - Por Jaqueline Ribeiro e João Edson Alves

A união faz a força. Nos últimos anos, foi fator fundamental para o desenvolvimento do AECE, no Estado do Paraná. Essa união foi, inclusive, responsável pelo comparecimento de tantos trabalhadores da Área, nesse Encontro.

Com o enfoque Os Obreiros do Senhor, o evento teve lugar, nos dias 4 e 5 de maio, no Recanto Lins de Vasconcellos, com coordenação de Hélio Blume, Coordenador Nacional do AECE/Federação Espírita Brasileira.

Calorosa foi a recepção,  sob responsabilidade dos coordenadores do AECE das URE’s e das Inter-Regionais, sob a direção atenta de Maria Rabel, coordenadora do AECE/FEP.

Pelos jardins foram espalhadas placas com trechos retirados do capítulo XX de O Evangelho segundo o Espiritismo:  Os Trabalhadores da Última Hora. Em verdade, por todo o Recanto, se viam mimos e detalhes que remetiam ao Acolhimento, um dos princípios norteadores do AECE.

Dois módulos coordenados por Hélio Blume e as oficinas realizadas pelos coordenadores das URE’s e Inter-Regionais destacaram a importância das tarefas de Recepção, Grupos de Acolhimento, Passes, Evangelho no lar, Irradiação, Atendimento fraterno pelo diálogo e Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.

Foram horas de intensa troca de experiências, reflexões e esclarecimentos acerca da melhor forma de atendimento ao público que procura, em número cada vez maior, as instituições espíritas.

Para além da densidade de conteúdo, o Encontro foi engrandecido com a participação e troca de experiências da presidente da Federação Espírita do Uruguai, Anyela Nuniez; da presidente da Federação Espírita da Bolívia, Roxana Jauregui Paz; e dos coordenadores Helena Bertoldo da Silva (Federação Espírita do Rio Grande do Sul), Mariene Airão (Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro), Rosângela Maria Mafra (Federação Espírita Catarinense) e Mauro Antonio dos Santos (União das Sociedades Espíritas de São Paulo).

Contou ainda com belíssima apresentação do Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia, que emocionou e conquistou demorados aplausos.

Maria Rabel foi surpreendida com homenagem pelos coordenadores das URE’s e Inter-Regionais, que destacaram sua importância frente ao trabalho do AECE e, principalmente, para a concretização desse Encontro.

No total somaram-se 194 participantes de 20 URE’s. Também estiveram presentes o presidente da FEP, Adriano Lino Greca e trabalhadores dos setores da FEP: Assistência e Promoção Social Espírita, Comunicação Social Espírita, Estudo da Doutrina Espírita, Infância e Juventude e Unificação e Expansão do Movimento Espírita.

Fotos: Jackson Adriano Ferreira

Assine a versão impressa
Leia também