Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2017 Número 1597 Ano 85

13º Encontro Confraternativo de Juventudes Espíritas do Paraná

abril/2017

Jesus e Vida: do que estamos falando? Campanha em defesa da Vida! – foi o tema que permeou as reflexões dos participantes do Encontro,  organizado pelo Departamento de Orientação à Infância e Juventude – DIJ/FEP.

Durante quatro dias, no Recanto Lins de Vasconcellos, em Balsa Nova, de 25 a 28 de fevereiro, cento e setenta e cinco jovens, entre quinze e vinte e um anos atenderam à extensa programação de estudos da Doutrina Espírita, atividades lúdicas e confraternativas.

O evento pautou-se na promoção do jovem espírita, conduzindo-o a uma reflexão aprofundada sobre sua conduta na sociedade, contribuindo para o fortalecimento dos movimentos regionais, incentivando o surgimento de novos trabalhadores na seara abençoada da difusão do Espiritismo.

A visão ampliada e consoladora, desenvolvida nas oficinas, elaboradas e ministradas por coordenadores das Inter-regionais, permitiu ao jovem compreender a importância da reencarnação para o Espírito que busca o seu progresso intelecto-moral, compreendendo a Lei de Causa e Efeito.

As oficinas percorreram a violência (Inter-Regional Norte); a eutanásia (Inter-Regional Leste); o abortamento (Inter-Regional Noroeste); as drogas (Inter-Regional Oeste) e o suicídio (Inter-Regional Centro), intensificando o trabalho em defesa da vida, refletindo como Jesus a valoriza e apresentando o posicionamento Doutrinário Espírita diante dessas discussões, tão presentes na sociedade. Foi enfatizada a vasta referência bibliográfica que se distribui para além das obras básicas de Allan Kardec, de autores renomados que enriquecem a literatura Espírita, como Léon Denis e a mediúnica dos Espíritos Amélia Rodrigues, André Luiz, Emmanuel, Joanna de Ângelis, Manoel Philomeno de Miranda.

Ressaltada a participação do jovem no mundo sem realizar simplesmente o que o mundo oferece, cabendo-lhe a preservação e valorização da vida, por sermos todos guardiães da vida, conforme a sábia exortação crística: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância! (Jo, 10:10)

O Encontro teve a participação do jovem espírita Marcelo Archetti, de Pato Branco, cantor, compositor e instrumentista, reconhecido nacionalmente por seu trabalho na música, que, além de cantar, participou de um bate-papo com os jovens sobre a importância do Espiritismo em sua vida.

Os momentos musicais foram conduzidos por Cristina Prevedel Pereira, Marcelo Pineze Pereira e Maria Cristina Campelo, que elevaram as almas, cantando e encantando. O jovem confraternista Lucas da Paz abrilhantou os intervalos, com canções clássicas e música popular brasileira, executadas em seu violoncelo.

O encerramento, com o intuito de conciliar os cinco temas, ficou com Adriano Greca, presidente da FEP, que comparou o Encontro com o monte Tabor, (local onde Cristo subiu para silenciar, orar, refletir e se fortalecer), dizendo que o evento teve o mesmo objetivo de fortalecer o jovem para enfrentar as propostas do mundo.

 

Cidades participantes:

Almirante Tamandaré

Apucarana

Cambé

Campo Largo

Campo Mourão

Candói

Cascavel

Cianorte

Colombo

Curitiba

Faxinal

Foz do Iguaçu

Guarapuava

Iporã

Loanda

Londrina

Mafra

Marialva

Maringá

Matinhos

Palmeira

Paranavaí

Pato Branco

Pinhais

Piraquara

Ponta Grossa

Porto União (SC)

Santa Terezinha do Itaipu

São José dos Pinhais

Telêmaco Borba

Toledo

Umuarama

União da Vitória

Assine a versão impressa
Leia também