Jornal Mundo Espírita

Abril de 2020 Número 1629 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª URE

fevereiro/2018 - Por Enrique Eliseo Baldovino

No dia 9 de dezembro de 2017, foi a comemoração dos 32 anos de fundação e de atividades espíritas ininterruptas, na cidade de Santa Terezinha de Itaipu, município emancipado de Foz do Iguaçu, em 1982.

Presentes representantes dos onze Centros Espíritas da URE, de Foz do Iguaçu, Medianeira, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu e da própria cidade. Prestigiaram ainda o magno evento, os irmãos paraguaios do Centro Espírita Juana de Ángelis, de Ciudad del Este, apertando ainda mais, na Tríplice Fronteira, os laços de união e de unificação do Movimento Espírita regional e internacional.

Representando a Federação Espírita do Paraná, o presidente e os vice-presidentes da URE: Ricardo Antonio Xavier Segundo, Márcia Edith de Souza Pinto e Maristela Tramontin de Souza.

A palestra comemorativa esteve a cargo da diretora do DIJ e secretária do CEAK, Adriana Martini Fonseca. Finalizando, a expositora citou a mensagem: Ama a tua dor, ditada pelo Espírito Joanna de Ângelis ao médium Divaldo Pereira Franco, publicada no Jornal Mundo Espírita, de novembro de 2017.

Foram lançados, na oportunidade, em nível regional, os dois volumes das Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues (LEAL, 2017), psicografia de Divaldo Pereira Franco, organizados por Regina Helena de Mello Baldovino e Enrique Eliseo Baldovino, participantes do CEAK há mais de 25 anos e que concederam autógrafos, ao final.

A História registra que, até 2 de maio de 1982, a antiga Vila Criciúma fazia parte do município de Foz do Iguaçu, tendo sido elevada à categoria de cidade, em 3 de maio, com a denominação de Santa Terezinha de Itaipu, em homenagem a Teresinha de Lisieux (Alençon [Orne], França, 2.1.1873 – Lisieux [Calvados], França, 30.9.1897), a freira carmelita descalça, conhecida como um dos mais influentes modelos de bondade e caridade.

Apenas três anos e meio depois dessa emancipação, em 10 de dezembro de 1985, foi fundado oficialmente o CEAK, que existia anos antes como Grupo Espiritista.

Passadas mais de três décadas, o CEAK persevera nas suas diversas atividades semanais: palestras públicas e passes; grupos de estudo da Doutrina Espírita;  evangelização infantojuvenil; prática da mediunidade com Jesus; atividades de assistência e promoção social espírita; comunicação social espírita (biblioteca,  livraria,  videoteca, dvdteca e divulgação do Programa Momento Espírita, na Rádio Cidade Verão, 104.9 FM (rádio comunitária), de grande penetração pública no município).

A atual gestão tem como presidente Odair Carlos Fonseca e como vice, Regina Helena de Mello Baldovino.

Foto: Edizio Alencar Farias

Assine a versão impressa
Leia também