Jornal Mundo Espírita

Julho de 2019 Número 1620 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª URE

fevereiro/2017

Feira do livro espírita

Aconteceu em Medianeira, no Centro Espírita Amor e Perseverança, no mês de dezembro [2016], com o objetivo de divulgar a Doutrina na região.

Além das obras da Codificação, de Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Yvonne Pereira, ofereceu, também,  CD’s e livros do Momento Espírita.

Visitaram a feira os trabalhadores e frequentadores das casas espíritas de toda a região, além de simpatizantes do Espiritismo, que tiveram a oportunidade do contato com a boa literatura espírita.

Daniel Raycik
Foto: Daniel Raycik

 

Oração Inter-Religiosa pela paz

Lideranças de diferentes religiões e denominações, convidadas pelo bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Dirceu Vegini, participaram de um momento de Oração pela Paz e pelo cuidado da Criação, em 12 de  dezembro[2016], nas dependências da Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe. O lema do Encontro foi Usemos de misericórdia para com a nossa casa comum.

O momento inter-religioso contou com a presença de Dom Dirceu Vegini, anfitrião; do xeque Abdoo Nasser, do Centro Cultural Islâmico de Foz do Iguaçu; do xeque Mohamad Khalil, da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu; do bispo Dom Manuel José da Rocha Neto, da Igreja Católica Apostólica Brasileira e de Lincoln Barros de Sousa, presidente da URE.

Participaram, ainda, sacerdotes e diáconos da Igreja Católica Apostólica Romana, sacerdote da Igreja Católica Apostólica Brasileira e membros de diversas denominações religiosas.

Segundo a assessoria de imprensa da Diocese, foi o Terceiro Encontro pela Paz, promovido nas dependências da Catedral.

O 1º Ato Inter-religioso de Oração pela Paz aconteceu em julho de 2014, que teve como meta orar pela Paz no Oriente Médio.

Esse Terceiro teve como pano de fundo, além da prece pela Paz, a oração pelo cuidado da Criação.

Após a leitura do livro de Gênesis, que narra a obra criadora de Deus e do canto Louvado seja Deus, de Francisco de Assis, cada um dos líderes fez uso da palavra e, em uníssono, convidaram os presentes a se comprometerem com a promoção da Paz e o cuidado do planeta.

Não obstante às diferenças de fé, a busca pela Paz e a responsabilidade pela Terra une a todos em um só desejo e um compromisso concreto e diário, permeado pelo respeito, pela tolerância, pelo diálogo e pela defesa da vida.

À alocução dos líderes, seguiu-se a leitura de um trecho da mensagem do papa Francisco para o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação. Depois, elevou-se uma prece silenciosa pela Paz no mundo, pela Paz nas cidades e nas famílias. Orou-se por todas as vítimas das guerras, da intolerância,  pelos jovens, pelos pais e mães vitimados pela violência.

Suplicou-se também pela Criação, a Casa Comum, para que todos os homens e mulheres de boa vontade se empenhem em preservá-la, dela cuidando hoje e sempre.

O Encontro encerrou com a firmação do compromisso de todos os líderes a trabalharem pela Paz e pelo cuidado do planeta, simbolizado pela saudação mútua do abraço da Paz.

Edizio Alencar Farias
Foto: Gilberto Xavier

Assine a versão impressa
Leia também