Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2019 Número 1623 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª URE

23 anos de Opinião Espírita

outubro/2015

No dia 26 de agosto, cumpriram-se 23 anos de publicação do primeiro artigo sobre Espiritismo, em 1992, no jornal A Gazeta do Iguaçu, de grande circulação em Foz do Iguaçu e na vasta região da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).

Foi graças à iniciativa de valorosos confrades espíritas pioneiros da Terra das Cataratas, que, apenas quatro anos após a fundação da Gazeta, conseguiram um espaço semanal para a divulgação de uma Coluna doutrinária, que posteriormente tomou o nome de Opinião Espírita, em homenagem ao livro homônimo de Chico Xavier.

No transcurso dos anos, a referida Coluna chegou à periodicidade de duas, três e quatro vezes semanais, sendo até publicada todos os dias, durante um período, fixando-se atualmente no formato de uma página, com periodicidade semanal, às terças-feiras.

O primeiro artigo foi assinado por Regina Baldovino: Sócrates e Platão, fazendo referência a trechos desses nobres precursores da ideia cristã e do Espiritismo. A Coluna foi publicada na página 8, na seção Variedades, fazendo também uma homenagem ao emérito Codificador da Doutrina Espírita, pela célebre seção Variedades, que ele mesmo criou na Revista Espírita, obra Kardequiana de excelente jornalismo no século XIX.

Desde aquela matéria, de agosto de 1992 a agosto de 2015, foram publicados, de forma ininterrupta, aproximadamente mil e duzentos artigos doutrinários.

Tanto os temas de atualidade informativa como os assuntos estritamente doutrinários, sempre tiveram grande repercussão e boa aceitação entre os diferentes leitores, que várias vezes escreviam cartas solicitando a Opinião Espírita de tal ou qual tema. Com bastante frequência, são também veiculados os valiosos textos do programa Momento Espírita, da FEP, com  ilustrações das fontes bibliográficas de cada artigo.

Tribute-se gratidão aos que deram o seu valioso aporte pioneiro, os que consolidaram a publicação ininterrupta dos artigos espíritas através desses anos, os patrocinadores de ontem, aos colaboradores de hoje, e à FEP pelo apoio constante.

Assine a versão impressa
Leia também