Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª URE

março/2015

Revista Espírita em Espanhol

Após ficar rapidamente esgotada, foi relançada a Revista Espírita do Ano 1860, em espanhol, na esmerada tradução do francês, do espírita argentino Enrique Eliseo Baldovino, que dedicou três anos a essa tarefa.

Como tradutor de várias obras, Enrique tem acrescentado, nas suas diversas versões, notas de cunho biográfico, histórico, geográfico e doutrinário (referências cruzadas das trinta obras completas de Kardec), e, particularmente na Revista Espírita de 1860, os seguintes itens e pesquisas que, a título informativo, valorizam ainda mais a notável obra Kardequiana:

a) Índice Antroponímico (com 1.239 entradas de nomes próprios, para facilitar a busca rápida);

b) Abreviaturas Remissivas (dos 92 artigos e 337 subartigos da Revista de 1860, num total de 429 seções);

c) Notas do tradutor (602 de diferente natureza e pesquisa);

d) Referências Bibliográficas (264 referências consultadas, muitas delas cruzadas);

e) Anexos (reprodução de dois raríssimos fac-símiles kardequianos: Manuscrito histórico de Allan Kardec [p. 505] e frontispício da tradução inédita do Professor Rivail [p. 507]);

f) Table Générale des Matières du Troisième Volume – Année 1860 (Índice Original Francês);

g) Prólogo do tradutor (com linha do tempo, quando do lançamento da Revue Spirite de 1860);

h) Número de páginas (780 pp.);

i) Prefácio do Espírito José María Fernández Colavida (através do médium Divaldo Pereira Franco).

Enrique Baldovino, que mora em Foz do Iguaçu, é membro, há 25 anos, do CEAK – Centro Espírita Allan Kardec, de Santa Terezinha de Itaipu, sendo atualmente seu diretor doutrinário e responsável pelo seu departamento de divulgação, assessorando também o departamento de difusão da URE.

A Revista está disponível na Livraria Mundo Espírita (www.livrariamundoespirita.com.br) e na Livraria do CEAK (deak_allankardec@yahoo.br).

Regina de Mello Baldovino.

 

Qualificação do Expositor Espírita

Realizado seminário, nos dias 21 e 22 de janeiro, no Centro Espírita Os mensageiros, em Foz do Iguaçu, sob coordenação de Adriano Machado. Em pauta: Planejamento, execução de palestras e postura em público.

Participaram os Centros Espíritas Amor e Perseverança (Medianeira), Lins de Vasconcelos (São Miguel do Iguaçu), Paz, Amor e Caridade, Servidores do Bem, Grupo de Estudos Eurípedes Barsanulfo, de Foz do Iguaçu, além dos trabalhadores do Centro Espírita anfitrião.

Edizio Alencar Farias.
Foto: Edizio Alencar Farias

Divulgação Espírita em Santa Terezinha de Itaipu – STI

O Centro Espírita Allan Kardec -CEAK  conseguiu, através da sua Diretoria Executiva, novos veículos de divulgação em terras itaipuenses, a fim de continuar difundindo a mensagem espírita, que tanto esclarece e consola as mentes e os corações, nestes momentos atribulados pelos quais passa a Humanidade.

O primeiro é o JC – Jornal Cataratas, sediado em STI, cuja circulação atinge um grande público não espírita na região Oeste do Paraná, jornal semanal de dezesseis páginas coloridas.

A coluna, sob responsabilidade do Departamento de Divulgação Doutrinária do CEAK, chama-se Roteiro Espírita e abrange praticamente meia página do jornal, sendo muito bem recebida pelo público leigo e espírita.

Divulgações das tarefas do CEAK e várias mensagens do programa Momento Espírita têm sido veiculadas com grande sucesso nesse jornal, que é um dos poucos veículos gráficos dessa cidade.

O segundo novo meio é um blog, na internet, chamado Blog do Lago (http://blogdolago.com/roteiro-espirita-superando-depressao#more-6182), cuja finalidade é alcançar, principalmente, os municípios lindeiros (16) ao Lago de Itaipu: Diamante do Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa e Mundo Novo (MS). Basta clicar no ícone Colunistas para o acesso ao Roteiro Espírita.

 

Momento Espírita na rádio de STI

Há vários anos, o CEAK patrocina a veiculação do programa, na Rádio Cidade Verão (107.9 FM), atualmente, em dois horários: 7h55 e 18h55, de segunda a sexta-feira.

O Programa Momento Espírita tem sido de muita importância na divulgação doutrinária nesse município e tem contribuído grandemente na procura das pessoas pelo Centro Espírita.

Foram encaminhadas, pelo Presidente do CEAK, Odair Carlos Fonseca, ao site da Rádio Cidade Verão (http://www.radiocidadeverao.com.br), as matérias veiculadas pelo Jornal Gazeta do Povo, acerca dos 22 anos do Programa (Cinco minutos de eternidade), entrevista da assessora de Comunicação Social da FEP, Maria Helena Marcon, e vídeo com o locutor Paulo Roberto Silveira, matérias de excelente repercussão em STI.

Essas ações fazem parte das comemorações dos 30 anos de fundação do CEAK, a completar-se em dezembro deste ano, que culminará com a conferência de Enrique Eliseo Baldovino, em 12 de dezembro e da realização do mês espírita, no Centro Espírita, com a participação de todos os Departamentos da Casa.

Regina de Mello Baldovino.
Foto: Ari Almeida

Assine a versão impressa
Leia também