Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13ª URE

Bioética na visão espírita

fevereiro/2014 - Por Enrique Eliseo Baldovino

Aconteceu, em 25 de novembro de 2013, interessante palestra no Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), único de Sta. Terezinha de Itaipu (STI), a cargo do confrade João Madeira Neto, a respeito do tema: Bioética na visão Espírita, com enfoque especial sobre o Aborto, a Anencefalia e a Pílula do dia seguinte.

Madeira é médico cirurgião cardiovascular e presidente da Associação Médico-Espírita de Cascavel (AME-Cascavel) e do Centro Espírita Caminhos da Evolução, de Quedas do Iguaçu/PR (10ª URE), além de coordenador do Grupo Espírita Jesus, Modelo e Guia, do município de Cafelândia/PR (17ª URE), Casas Espíritas filiadas à FEP.

Estiveram presentes em STI representantes de sete dos onze Centros Espíritas da região, o Presidente da 13ª URE, Júlio César de Andrade, além de visitantes do Centro Espírita Juana de Ángelis, do país irmão, Paraguai, único Núcleo Espírita de Ciudad del Este.

O palestrante, com propriedade, ressaltou, à luz do Espiritismo, o grande valor da vida, e destacou, sem rodeios, que a pílula do dia seguinte é abortiva. O opúsculo Vida, sim à gravidez (ed. FEP, 1999), foi também lembrado como valiosa contribuição no esclarecimento desses importantes temas da bioética na visão espírita.

Aniversário de fundação

O Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), de STI, comemorou seus vinte e oito anos de fundação, no dia 7 de dezembro de 2013, com palestra de seu Vice-Presidente,  Odair Carlos Fonseca, tendo com anfitriã a Presidente Regina de Mello Baldovino.

Reportando-se a Jesus e as problemáticas humanas, Odair discorreu sobre as soluções oferecidas pelo Cristo ante os diversos problemas do ser humano, à luz da Doutrina Espírita. Houve, ainda, a participação das crianças e jovens do CEAK, em apresentações artísticas de canto e flauta doce.

Foto: Guilherme Baldovino

Assine a versão impressa
Leia também