Jornal Mundo Espírita

Outubro de 2020 Número 1635 Ano 88

Encontros de Juventudes Espíritas

abril/2020

Jovem, “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração.”
Paulo – Cl, 3:23

 

3º Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Centro – ENJUESC

 

Jovens e coordenadores das UREs 12ª (Guarapuava) e 15ª (União da Vitória) ocuparam as dependências do Recanto Scaramella de Mello, em União da Vitória, de 22 a 23 de fevereiro para as atividades dessa terceira edição.

Elizabeth Martin Bianco Machado e Tatyanna Braga de Moraes, do Departamento de Orientação à Infância e Juventude – DIJ da Federação Espírita do Paraná – FEP conduziram as atividades, que constaram de palestras interativas, palestra lítero-musical, cinema, dinâmicas de grupo, vivências e envolventes refeições temáticas.

Foram reprisados convites para a necessidade de vivenciar os ensinos espíritas, incentivando o pensar, o sentir e o agir com Jesus e Kardec.

Os dias foram marcados pelo entusiasmo, confraternização, arte, reflexão. Houve ensino e aprendizado. Também comprometimento, disciplina, amor e dedicação!

Propostas de prosseguir a falar das coisas boas, a perfumar o ambiente onde se encontrem com o aroma delicado e inconfundível da alegria que contagia e expressa gratidão pela vida foi a tônica do encerramento.

Cássia Antoszczyszyn
fotos: Ari José dos Santos

 

3º Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Leste – ENJUL

Estendendo-se de 22 a 25 de fevereiro, essa edição contou com a participação de quase sete dezenas de jovens, em Ponta Grossa, no Centro Bíblico Regnum Dei.

O DIJ da Inter-Regional Leste se responsabilizou por todas as atividades que mesclaram atividades ao ar livre, oficinas, ilhas, propondo reflexões e imersão na vida de personalidades espíritas que, em nome do ideal cristão, cumpriram seu planejamento reencarnatório de todo o coração.

Cada oficina estava ligada a um dos objetivos definidos para o Encontro.

As ilhas foram espaços físicos onde os grupos estudaram sobre a vida de Anália Franco, Meimei, Jerônimo Mendonça, Eurípedes Barsanulfo, Yvonne do Amaral Pereira e Vianna de Carvalho.

Conhecimentos foram aprofundados a respeito de alguns personagens como Paulo de Tarso, Allan Kardec, Amélie Gabrielle Boudet, Arthur Lins de Vasconcellos, Bezerra de Menezes, Cecília Rocha, Divaldo Pereira Franco, Francisco Cândido Xavier, Léon Denis.

Jovens e trabalhadores despediram-se com lágrimas de emoção, gratidão, sensibilizados pelo convite para juntos espalharem o amor e agir de todo o coração.

Equipe Enjul
Fotos: Manuela Vaz

 

XXIII Encontro de Juventudes Espíritas da Inter-Regional Norte – EJEN

No período de 22 a 25 de fevereiro, no Lar Anália Franco, em Londrina, foram sessenta os participantes.

As atividades foram organizadas, pelo DIJ da Inter-Regional Norte, a partir de quatro eixos:

  1. Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. – Mt, 6:21
  2. Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. – 1Cor, 6:12
  3. Senhor, que queres que eu faça? – At, 9:6
  4. A que vieste? – Mt, 26:50 E agora, por que te deténs? – At, 22:16

Com instrumentos pedagógicos apropriados ao processo de ensino-aprendizagem para as  faixas etárias presentes, propiciou-se ao jovem oportunidade para construir reflexões sobre os diferentes desafios da existência e como perfazer uma experiência corpórea, na senda do progresso.

José Antonio Francisco
Fotos: Marco Hisatomi

Assine a versão impressa
Leia também