Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

13. URE

Vinte e cinco anos de publicação espírita

outubro/2017 - Por Lincoln Barros de Sousa

A página Opinião Espírita completou, no mês de agosto, 25 anos de publicação ininterrupta no jornal Gazeta do Iguaçu (tiragem atual de 9.000 exemplares/dia, 65.000 leitores, com a média de leitura por exemplar de 7/1).

Opinião Espírita começou em 1992, como uma coluna.

Tem trazido reflexões profundas sobre Deus, a imortalidade da alma, a realidade da reencarnação e outros temas, ressaltando o grande significado da vida física, mesmo com todas as suas vicissitudes. Constitui, portanto, instrumento de apoio à formação de opiniões motivadoras da vivência e convivência felizes.

Isso porque é no vasto campo das elaborações mentais que os pensamentos estruturam ideias que se transformam em ações, afetando, portanto, nossas vidas e, por consequência, o mundo. Uma opinião racional e lúcida sobre qualquer assunto, fato ou pessoa pode representar nosso apoio à construção do bem que todos almejamos.

Jesus é o nosso Guia e Modelo nesta tarefa, pelo amor incondicional que exemplificou, e toda opinião inspirada nos Seus inestimáveis ensinamentos é rumo libertador para as almas, alimentando a ação da caridade material e espiritual, tornando-nos Suas cartas de luz dirigidas aos corações que orbitam em torno de nós.

Quando, em 18 de abril de 1857 – portanto, há 160 anos –  Allan Kardec publicou O Livro dos Espíritos, deu cumprimento à promessa do Cristo de que enviaria o Consolador, que ficaria eternamente conosco e nos faria relembrar todos os Seus ensinamentos, e muito mais. Essa obra monumental inaugurou a Era do Espírito Imortal e vem descortinando os horizontes da vida espiritual, desmistificando a morte, que passou a ser entendida como luminoso portal da eternidade.

Nessa dinâmica propositiva de ideias renovadoras, textos primorosos do Momento Espírita – que este ano também completou 25 anos –  têm sido publicados na Gazeta e apreciados por espíritas e não espíritas.

Outros artigos de diversos autores, entre eles do professor, médium e palestrante Divaldo Pereira Franco, têm transitado por essa página, despertando esperanças, fortalecendo a fé, gerando otimismo e coragem para que prossigamos na luminosa caminhada da evolução espiritual. São opiniões de grande valor porque sustentadas pela força vigorosa do exemplo.

Opinião Espírita é também excelente veículo de divulgação dos eventos realizados na região, convidando toda a comunidade para a participação em palestras públicas, Semana Espírita, feiras culturais e de livros, assim como informando com frequência os nomes e endereços dos centros espíritas abertos para acolher as pessoas interessadas em ampliar seus estudos sobre a proposta espírita ou buscar apoio para suas necessidades espirituais.

Resta-nos manifestar nossa gratidão à Federação Espírita do Paraná pelo patrocínio dessa página, assim como homenagear a todos os colaboradores voluntários, dos pioneiros aos atuais, que têm sustentado a permanência desse farol aceso há tanto tempo.

Rogamos a Deus que abençoe a todos os corações que se entregam à causa do Bem e, mais do que permanecermos na rotulação religiosa temporal, que possamos caminhar na direção do Pai pelas luminosas trilhas da religiosidade que nos vincula a Ele, sustentados pela Religião Cósmica do Amor.

Assine a versão impressa
Leia também