Jornal Mundo Espírita

Abril de 2021 Número 1641 Ano 89
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

12. URE

fevereiro/2021

Sociedade Espírita Jesus e Verdade

Fundada, em Guarapuava, com a denominação inicial de Centro Espírita Jesus e Verdade, em 25 de janeiro de 1903, completou seus 118 anos de existência no primeiro mês de 2021.

Surgiu, a partir de um grupo composto por pessoas que vinham transferidas de outras localidades, como militares, juízes, bancários, médicos, associadas a moradores da cidade, que tinham familiaridade com manifestações espirituais, embora sem conhecimento da Doutrina Espírita.

De sua história, diga-se, muito mais por tradição oral, considerando-se dois arrombamentos que sofreu, nos quais se perderam livros de atas dos anos iniciais, destacam-se algumas curiosidades. Por exemplo, até 1930, apenas homens participavam das reuniões fechadas e de estudo. Anos depois, um médico do Rio de Janeiro radicou-se na cidade. Ele e sua esposa, que era médium, se engajaram no grupo e mulheres passaram a ter acesso às reuniões de estudo e de desobsessão.

Em 1934, realizou-se o primeiro Natal dos Pobrezinhos com o apoio do comércio local.

Somente em 1968, transferiu-se para a sede própria, construída num terreno doado, na rua Tiradentes, no parque do Lago.

Os livros de atas existentes revelam organização da Instituição com eleições bienais, cumprindo as normas estatutárias, tendo Diretoria, Conselho Deliberativo e implantação gradual de Departamentos como o DIJ, chamado inicialmente de Escola de Evangelização; Departamento do Quilo, que evoluiu para Assistência e Promoção Social Espírita – APSE, juntamente com o Departamento de Costura; do Atendimento Espiritual no Centro Espírita – AECE e da Comunicação Social Espírita – CSE.

O Departamento de Estudo do Espiritismo nunca deixou de funcionar, mesmo que com outras denominações. Na década de 1970, a Associação passou a integrar a 12ª URE, filiando-se, na sequência, à Federação Espírita do Paraná – FEP, obedecendo às orientações jurídico-administrativas e doutrinárias e participando das atividades do Movimento Espírita local, regional e estadual.

Jesus e Verdade lembra a Casa do Caminho, pois recebe simpatizantes da Doutrina, espíritas transferidos profissionalmente para a cidade, que, depois de estarem habilitados e trabalhando com afinco, tornam a se transladar para outras localidades, por idênticos motivos.

Luci Jorgensen
Foto: Fernando de Rocco

 

Associação Espírita Jesus no Lar   

Foi em fevereiro de 2013, precisamente no dia 25, que se deu o início das reuniões de corações amigos para estudo das obras espíritas, fundando-se a Associação, na comunidade de Entre Rios, distrito de Guarapuava.

A denominação foi inspirada no livro do Espírito Néio Lúcio, psicografia de Francisco Cândido Xavier, Jesus no Lar, publicado pela Federação Espírita Brasileira – FEB.

Comemoram-se os oitos anos de desafios, conquistas, transformações e muito aprendizado, com a certeza de que nunca faltou aos idealizadores e trabalhadores, o amparo dos Benfeitores Espirituais e as bênçãos de Nosso Senhor, além da condução segura do mestre lionês.

Moisés Passos Gomes
Foto: Moisés Passos Gomes

 

Centro Guarapuavano de estudos e práticas espíritas

Retomou parte de suas atividades presenciais no mês de setembro de 2020, observando as regras de prevenção ao coronavírus, previstas nos decretos municipais.

A fim de atender ao maior público, aos domingos, a Explanação do Evangelho passou a ser realizada em dois horários, sendo necessário, para a participação, o preenchimento de questionário on-line.

Em 16 de novembro, recordando seu sexto ano de fundação, espíritas, de outras Casas da região, participaram das atividades de Explanação do Evangelho: Manfred Toninger, da Associação Espírita Jesus no Lar, Ivete Bonfim Lousa, da Sociedade Espírita A Caminho da Luz, ambos de Guarapuava e Jovane Kobinski, do recente criado Grupo Espírita de Pitanga.

Anderson Marques
Foto: Anderson Marques

 

Sociedade Espírita Luz e Paz

Oficialmente fundado como Centro Espírita Luz e Paz, em Prudentópolis, em 13 de fevereiro de 1995, tem seu início assinalado como 24 de dezembro de 1951, com o médico humanista e ex-prefeito, Geraldo Ribeiro de Carvalho.

Posteriormente, e por muitos anos, foi presidido por Ilda da Cunha Klosovski, que deu continuidade ao trabalho, em uma sala anexa à sua própria residência.

Quando a salinha ficou pequena, dado o afluxo crescente de frequentadores, o Centro contou com o auxílio do empresário João Maria Penteado, que, além de ter doado o terreno, edificou as dependências físicas onde hoje se encontra instalada a Sociedade.

A denominação foi idealizada pela senhora Ilda que, com abnegação, dedicação, e o auxílio de outros grandes amigos, estruturaram a Casa e deram seguimento à propagação da Doutrina Espírita.

Luz e Paz é a primeira das integrantes da 12. URE a expandir suas atividades pela internet, por meio de página no Facebook e do canal no YouTube.

Antonio Marcos de Carvalho
Foto: Antonio Marcos de Carvalho

Assine a versão impressa
Leia também