Jornal Mundo Espírita

Novembro de 2017 Número 1600 Ano 85

115 anos da Federação Espírita do Paraná

outubro/2017

As comemorações envolveram as Uniões Regionais, com envio a todas as Casas Espíritas do Estado do vídeo dos 115 anos. O objetivo: comemorarmos juntos, considerando que a FEP somos todos nós.

Na exata data da fundação, 24 de agosto, na Sede Histórica, sob a coordenação do presidente, Adriano Lino Greca, teve lugar a reunião do Evangelho, habitualmente realizada às quartas-feiras.

Participaram conselheiros, presidentes e vices de URE, antigos e atuais voluntários da Federativa, representantes das Unidades Sociais Integradas e das Especializadas, membros do Conselho Fiscal, funcionários, parceiros e fornecedores.

À mesa diretora estavam João de Mattos Lima, membro honorário do Conselho Federativo Estadual – CFE; José Virgílio Góes, assessor Pró-Unificação; Luiz Henrique da Silva, 2º vice-presidente da FEP e Adriano Lino Greca.

De se evidenciar, na oportunidade, as palavras emocionadas de Nancy Westphalen Correa, recordando atividades e trabalhadores do ontem, com quem ombreou e as de José Virgílio Góes, expressando gratidão em sentida prece.

Muito aplaudido o vídeo, que retratou, em breves minutos, a saga da instituição, que ultrapassou o centenário e prossegue, em expansão de atividades.

Ao final, no hall do Teatro, todos permaneceram um tanto mais, em conversa amiga, ao redor da mesa de salgados, doces e um bolo especial, tudo ofertado pela Escola Profissional Maria Ruth Junqueira.

As palestras comemorativas aconteceram ao longo de todo o  mês de agosto, no Teatro da FEP, com Luis Maurício Resende, de Ponta Grossa (6), Adriano Lino Greca (13), destacando-se no dia 20, Cezar Braga Said, natural de Londrina,  residente em Nova Iguaçu, RJ, que ofereceu a temática Educação no pensamento e na ação de Léon Denis, enfocando a formação do homem de bem, contribuindo para uma sociedade renovada e melhor.

Autor de várias obras, colocou-se à disposição para os autógrafos, ao final, sob as vistas de Luiz Henrique da Silva, que recepcionou o palestrante e o acompanhou em todas as atividades.

André Trigueiro, também do Rio de Janeiro, ocupou a tribuna no dia 27, discorrendo sobre O amor em movimento na transição planetária, com referências a autores espíritas e não espíritas.

Ao iniciar a sua fala, teceu largos elogios à Federação Espírita do Paraná, pela sua organização, pelo trabalho metódico, pujante, continuado.

O público ocupou três espaços adrede preparados: o hall e o Teatro da FEP e o auditório da Sede Histórica.

Igualmente autor de vários livros, demorou-se em autógrafos, visitando, posteriormente a Sede Histórica, ao lado da esposa, Cláudia, encantando-se com o cuidado com os documentos, os quadros, os livros raros, os painéis, enfim, todos os detalhes do rico acervo.

Nesse dia, Adriano Lino Greca lançou, oficialmente, o PEN CARD do Momento Espírita, que comemora os 25 anos do Programa. Enalteceu o valor histórico da mídia, com o áudio de quatrocentos e cinquenta e seis textos (30 CDs) e uma faixa bônus, com a trilha sonora Amazing Grace, interpretada por Liana Guariente.

A 1ª URE abriu as portas do Centro Espírita Paz e Luz, em Paranaguá, a 19 de agosto, para palestra de Said, acompanhado de sua esposa, Silvia, no intuito de oportunizar ao público a mais direta participação nas comemorações alusivas ao aniversário da Federativa.

Assine a versão impressa
Leia também