Jornal Mundo Espírita

Agosto de 2020 Número 1633 Ano 88
Acerca das palavras Envie para um amigo Imprimir

Apocalipse

outubro/2018

Apocalipse é uma palavra de origem grega, formada por apo – tirado de – e kalumna – véu;  apokálypsis, que significa revelação ou ação de descobrir, de desvendar o que está oculto.

Apocalipse é o nome de um livro da Bíblia, que foi escrito por João Evangelista, na ilha de Patmos.

Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o título Apocalipse e não Revelação, o significado da palavra ficou obscuro, sendo muitas vezes usado como sinônimo de fim do mundo.

Esse livro é fruto das visões espirituais do Apóstolo, conforme ele mesmo descreve no cap. I, versículos 9 a 11:

Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada  Patmos* por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro.

A revelação é divina, o texto é humano. João é o escriba que escreve em língua e cultura específicas para se fazer entender àqueles a quem se dirigia.

A linguagem apocalíptica é milenar, sendo encontrada em Ezequiel (cap. 38 e 39), Isaias (cap. 24 e 27), Zacarias (cap. 9 e 14) e partes de Joel, livros do Antigo Testamento.

Pertencendo ao período intertestamentário, esta literatura é, de fato, o elo entre o Antigo e o Novo Testamento e se caracteriza por imagens antiquíssimas, mitos da criação. Animais simbolizam homens e povos; feras e aves representam geralmente os considerados povos pagãos; e no qual os números ocupam um lugar considerável.

Dessa forma, é preciso ler a escritura divina nas letras humanas para compreendermos os alertas a que se refere o texto, a respeito das renovações cíclicas pelas quais passa o mundo.

 

* Ilha grega, situada a 55 km da costa a sudoeste da Turquia, no mar Egeu. Foi utilizada como um lugar de banimento do Império Romano. O exílio de João aconteceu no décimo quarto ano do reinado de Domiciano, que reinou de 14 de setembro de 81 até sua morte a 18 de setembro de 96.

Assine a versão impressa
Leia também