Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87

114 anos da FEP são comemorados com Momento Espírita ao vivo

outubro/2016

Uma cerimônia simples, mas de grande valor simbólico. Assim foi comemorado mais um aniver­sário da Federação Espírita do Paraná – FEP, dia 24 de agosto, em seu Teatro. A FEP reservou para a ocasião o lançamento do mais recente volume do CD Momento Espírita, a edição de número 30, que foi o grande atrativo da noite.

O Coordenador do Setor de Artes da FEP, Andrey Cechelero, preparou um espetáculo inspirador, inician­do com apresentação da mensagem A lição da árvore, animação de uma das faixas do CD.

Depois, com Fábio Cardoso ao piano e Thomaz Jucksch no violoncelo, foram executadas músi­cas de Heitor Villa- Lobos, Alberto Nepomuceno, Paul McCartney, Fábio Cardoso e Keane, algumas acompa­nhadas pela voz de Andrey.

Na sequência, o Presidente da FEP, Adriano Lino Greca, discursou sobre os princípios que permeiam o trabalho da entidade des­de sua fundação, em 24 de agosto de 1902. Agradeceu a atuação das URE’s, das casas espí­ritas e trabalhadores do Movimento Espírita que, ao longo desses 114 anos vêm palmilhan­do a trilha da divulgação espírita.

No momento mais aguardado da noite, Paulo Roberto Oliveira, locutor do Momento Espírita, desde o início da veiculação radiofô­nica, há 24 anos, compartilhou os questiona­mentos frequentemente direcionados a ele por sua atuação no Programa. São perguntas sobre sua crença, redação e escolha dos textos que vão ao ar em duzentas emissoras, em todo o Brasil, entre outras.

Paulo esclareceu que o Momento Espírita não tem a pretensão de converter pessoas, mas sim de levar uma mensagem de paz e ânimo aos corações necessitados. Saudou a equipe de redatores, pela dedicação e empenho de todos os dias, destacando o trabalho do operador de áudio, Marcelino, presença não notada pelo público, mas cuja atuação se faz de fundamen­tal importância para o sucesso dos programas.

Paulo Roberto também agradeceu a FEP pelo apoio prestado para que a mensagem de paz seja transmitida, alcançando as pessoas, independente da crença. A mensagem de Cristo é para todos, finalizou.

Por fim, fez a locução ao vivo de duas fai­xas do novo CD Momento Espírita: Deus no sorriso de minha filha e O que me encanta no mundo.

A noite foi encerrada, no hall do Teatro, com sessão de autógrafos do locutor e reda­tores, que receberam o público com sorrisos, apertos de mão e muita gratidão, pelo comparecimento e a regular audiência.

 

Saulo Cesar Ribeiro da Silva em Curitiba

Participando das comemorações alusi­vas aos 114 anos da FEP, nos dias 27 e 28 de agosto, Saulo Cesar Ribeiro da Silva este­ve no Teatro da FEP para realização de seminário e palestra.

O sábado foi destina­do ao seminário Kardec e Emmanuel – A contri­buição do Espiritismo para a interpretação do Evangelho, e o domin­go à palestra A atuação da misericórdia divina em nossas vidas.

No seminário, Saulo abordou a importân­cia do estudo do Evangelho, mencionando o teor dos escritos de Mateus, Marcos, Lucas, João, também das Cartas Universais de Paulo de Tarso e do Apocalipse, do Evangelista João. Segundo o orador, tudo o que temos com segu­rança a respeito do que Jesus fez está nesses textos [dos Evangelhos].

Discorreu sobre a riqueza do trabalho de Allan Kardec na construção de O Evangelho Segundo o Espiritismo, ressaltando algumas características importantes: advém do texto bíblico; correlaciona versículos; considera o contexto judaico da Segunda Revelação; abor­da aspectos das linguagens; utiliza a perspecti­va espírita; traz a contribuição dos Espíritos; deduz consequências práticas.

Por fim, destacou a contri­buição de Emmanuel no entendi­mento dos Evangelhos, por meio de 1.616 comentários contidos na obra de Chico Xavier, nas edi­ções de 1927 a 2002 da Revista Reformador e em todas as edições da Revista Brasil Espírita. Esses comentários foram resgatados por Saulo e compilados no projeto O Evangelho por Emmanuel, que visa tornar acessíveis os preciosos ensinamentos presentes no Novo Testamento, referentes ao estudo e interpretação da mensagem de Jesus.

 

O Evangelho por Emmanuel

O projeto nasceu em 2010, no Evangelho no Lar da família de Saulo, a partir da ideia de estudar o Novo Testamento com o auxílio de comentários de Emmanuel. Para facilitar o estudo, a família criou uma lista de referências do autor espiritual. A lista começou a circular no meio espírita e chegou à Federação Espírita Brasileira.

Em 2013, Geraldo Campetti Sobrinho, atual vice-presidente da FEB e coordena­dor da FEB Editora, pro­pôs a Saulo a publicação de todos os comentários separados por Evangelista e organizados por versícu­los. A partir daí, reuniões aconteceram para discutir metodologia, fontes, pro­blemas e questões perti­nentes às transcrições.

O Projeto tem cin­co volumes publicados e dois em produção (Cartas de Paulo, Cartas Universais e Apocalipse). A apresentação é da benfeitora espiritual Joanna de Ângelis e oferece, ainda, índice de assuntos para facilitar a busca por temas específicos.

Acompanhado pelo presidente e vice da FEP, Adriano Lino Greca e Luiz Henrique da Silva, e o presidente da URE Metropolitana Norte, Márcio da Cruz Santos, Saulo teve oportunidade de visitar a Sede Histórica, conhecendo um pouco do rico acervo de docu­mentos, painéis, retratos, obras raras, a biblio­teca pública e a infantil, circulando por todos os andares.

Ao final, registrou seu nome no livro pró­prio e recebeu o livreto da Visita.

Assine a versão impressa
Leia também