Jornal Mundo Espírita

Setembro de 2019 Número 1622 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

10ª URE

Entrevista com Eduardo Monteiro

janeiro/2012

Presidente do CE Caminheiros do Bem – Realeza-PR – 10ª URE/FEP.

(Sumaya Klaime – Jornalista do Jornal A Voz do Paraná – Cascavel-PR).

 Qual o objetivo da Semana Espírita de Realeza?

A Semana Espírita de Realeza, que acontece todos os anos e é promovida pelo Centro Espírita Caminheiros do Bem, tem por objetivo divulgar a Doutrina Espírita e, ao mesmo tempo, mobilizar todos os nossos trabalhadores em torno desta bela causa. Acreditamos que a realização da III Semana Espírita de Realeza possa contribuir para nos integrarmos ao movimento de divulgação desta doutrina e favorecer a ruptura de preconceitos ainda existentes em torno do Espiritismo. Salientamos, ainda, que neste seminário procuramos trazer à sociedade em geral, palavras de sabedoria e amor, a fim de que possamos, todos, viver de forma mais feliz, conscientizados dos ensinamentos espíritas.

Em sua opinião, qual a importância das cidades do interior do Paraná realizarem esse tipo de evento?

Na opinião dos integrantes de nossa Casa, a realização desse tipo de evento em cidades interioranas é muito importante porque através deles vamos aprendendo a nos mostrar à sociedade como uma instituição legalmente constituída, difundindo a Doutrina Espírita para além dos círculos estritamente espíritas, e sobretudo porque vamos  permitindo que a sociedade passe a nos conhecer de forma clara e sincera.

Qual é a proposta da Doutrina Espírita?

Segundo o nosso entendimento, a proposta da Doutrina Espírita é trazer à nossa compreensão o verdadeiro significado do Cristo redivivo. Através dela estendemos a nossa compreensão para além da vida corpórea e começamos a perceber e sentir todo o amor que existe em Deus. A compreensão da reencarnação se nos revela como uma maravilhosa oportunidade de nos redimirmos de nossos erros transatos e também de aprendermos um pouco mais. Passamos a compreender, enfim, que em todos os acontecimentos da nossa vida estamos permeados pelo amor do Cristo.

 O Espiritismo é uma religião?

A Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto, também pode ser considerada uma religião. Afinal, é um meio racional e emocional que nos vincula a Deus, razão pela qual deve ser aceita como religião.

Para as pessoas que pretendem entender essa Doutrina, quais os livros básicos que o senhor sugere?

As obras kardequianas deverão sempre ser o ponto inicial de qualquer estudo, mas, além delas, existe uma infinidade de livros (inclusive romances) que nos emocionam e instruem. Sem querer desmerecer tantas e tão maravilhosas obras, aconselhamos a leitura do livro Paulo e Estêvão, pois através do conhecimento da vida dos belos personagens ali retratados, vamos nos familiarizando com o Caminho de Damasco que por todos nós espera.

Assine a versão impressa
Leia também