Jornal Mundo Espírita

Maio de 2019 Número 1618 Ano 87
Notícias das URES Envie para um amigo Imprimir

10ª URE

julho/2014

Jornada de Suely Caldas Schubert

No final do mês de maio, a renomada médium, escritora e conferencista espírita,  Suely Caldas Schubert, cumpriu extensa agenda de trabalho no Oeste do Paraná. No sábado, 24, na 17ª URE, em Palotina, coordenou o seminário Desafios na vivência do Evangelho, para cerca de 160 pessoas.

Na manhã do domingo, 25, em Toledo,  desenvolveu o seminário O Livro dos Espíritos educando almas. Apesar da chuva e do frio intenso, pouco mais de uma centena de pessoas compareceu ao Centro Espírita Vivenda de Luz e acompanhou, com muito interesse, sua argumentação.

Dia 26, foi a vez da 10ª URE. Na sede da Sociedade Espírita Amor e Caridade, em Cascavel, 416 pessoas assistiram o minisseminário Mediunidade e compromisso, no qual Suely discorreu sobre as reuniões mediúnicas, destacando o perfil desejável e os papéis de cada integrante da equipe, tomando por base as considerações de Allan Kardec em O Livro dos médiuns e de Emmanuel, no livro O Consolador.  Foram três dias de muito aprendizado, pelo conhecimento compartilhado e pelo exemplo de trabalho vivenciado.

Claudemir Desto.

Foto: Sumaya Klaime Risso

 

NOVA PROPOSTA PARA A PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA

No sábado, 7 de junho, em Cascavel, Shou Wen Allegretti, Diretora do Departamento de Orientação à Assistência Social da FEP, desenvolveu  Seminário na Sociedade Espírita Amor e Caridade, especialmente direcionado aos trabalhadores da área.

Salientou Shou a importância da convivência com os irmãos mais pobres e vulneráveis, conhecendo-os melhor, olhando-os nos olhos, dando-lhes atenção.

Citou a metodologia de Mario da Costa Barbosa, desencarnado em 1990, evidenciando sua proposta de convivência, que, afinal, nada mais é do que uma expressão de amor.

Apresentou também a Pirâmide das necessidades de Maslow, explicando que, quando as necessidades da base da pirâmide estão satisfeitas, o homem vai em busca das necessidades superiores, como o amor, a autoestima, a moralidade.

Recorrendo à literatura mediúnica, concluiu com pensamentos de Paulo de Tarso, conforme o livro Paulo e Estêvão, psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel:

… Não é justo esquecer os grandes serviços da Igreja de Jerusalém aos pobres e necessitados, e creio mesmo que a assistência piedosa dos seus trabalhos tem sido, muitas vezes, sua tábua de salvação. Poderemos atender a muitos doentes, ofertar um leito de repouso aos mais infelizes; mas sempre houve e haverá corpos enfermos e cansados na Terra. Na tarefa cristã, semelhante esforço não poderá ser esquecido, mas a iluminação do espírito deve estar em primeiro lugar. Se o homem trouxesse o Cristo no íntimo, o quadro das necessidades seria completamente modificado. A compreensão do Evangelho e da exemplificação do Mestre renovaria as noções de dor e sofrimento. O necessitado encontraria recursos no próprio esforço, o doente sentiria, na enfermidade mais longa, um escoadouro das imperfeições; ninguém seria mendigo, porque todos teriam luz cristã para o auxílio mútuo, e, por fim, os obstáculos da vida seriam amados como corrigendas benditas do Pai amoroso a filhos inquietos.

Vânia Maria de Souza.

QUALIFICAÇÃO DO TRABALHADOR DA MEDIUNIDADE

Sandra Della Pola e Danilo Luz, 2º Vice-Presidente e Coordenador da Área de Mediunidade da FEP, estiveram em Cascavel, na tarde do dia 10 de maio, para cumprir uma das etapas do Curso de Qualificação.

O Seminário, direcionado aos multiplicadores e participantes do Curso, na área de abrangência da Inter-Regional Oeste, girou em torno da estrutura pedagógica de O livro dos médiuns.

Cerca de sessenta pessoas, procedentes de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu participaram do evento, que aconteceu na sede da Sociedade Espírita Amor e Caridade.

Sandra ainda se reuniu com os responsáveis pela multiplicação do Curso, nas regiões da 10ª e 13ª URE, a fim de colher subsídios sobre a forma como cada grupo está trabalhando, bem como os fatores dificultadores e facilitadores observados até o momento.

Concomitantemente, Danilo se reuniu com os Presidentes das 10ª, 13ª e 17ª UREs, tratando do realizado e as etapas vindouras do Curso.

Claudemir Desto.

Foto:Sumaya Klaime Risso

Assine a versão impressa
Leia também